terça-feira, 4 de setembro de 2012


 EDUCATIVOS DE CORRIDA

Com o aumento dos praticantes de corrida no Brasil, é comum encontrar pessoas correndo pelas ruas. Uns correm bonito bem coordenado enquanto outros parecem fazer muita força, braços em um ritmo perna em outro, ombros muito contraídos, enfim uma total desarmonia.
Para corrigir tudo isso e melhorar a postura, existem os educativos de corrida que nada mais são do que exercícios, que têm o objetivo de educar a corrida, corrigindo possíveis erros de postura melhorando o gesto motor da corrida, otimizando assim o gasto energético do corredor. O posicionamento dos braços, mãos, pernas, pés, tronco e até mesmo as passadas podem influenciar para melhor ou pior o rendimento do atleta.
Outro beneficio dos educativos de corrida, é a prevenção de lesões, pois com uma melhor postura durante a corrida, o risco de sofrer alguma lesão durante a atividade é minimizado.
Esses exercícios de coordenação geralmente são realizados no inicio da sessão de treinamento e devem ser incorporados como pratica diária nos treinos dos corredores. Mas fique tranqüilo, ele não toma muito tempo do já longo treino de corrida, em no máximo 15 minutos eles são facilmente executados.

Veja alguns exemplos de educativos e seus objetivos:

_ dribling: maior ênfase na movimentação de tornozelos;
_ skipping baixo e alto: corrigir elevação de joelho durante a passada;
_ anfersen: ajuda na elevação do calcanhar;
_ hopserlauf: melhora a flutuação na corrida;
_ kick out: aumenta a amplitude da passada;
_ afundo pliomentrico: melhora a movimentação dos braços.

Todos esses educativos podem ser realizados em 2 a 3 series de 20 a 30 metros, com certeza ajudará muito no resultado final da corrida.

Bons treinos, ALEX FAUSTINO



terça-feira, 28 de agosto de 2012

LIMIAR ANAEROBIO, O QUE É ISSO?


Hoje explicarei aqui de forma simples o que é esse tal de limiar que você tanto encontra na sua planilha e para que ele serve.  Para isso temos que ter bem claro o seguinte, para cada tipo de atividade que nosso corpo realiza, ele utiliza um tipo de combustível (via energética), quando a atividade é muito rápida e intensa ou corremos no máximo ou bem próximo do máximo de nossa velocidade, ele utiliza o combustível anaeróbio e quando a atividade é moderada ou corremos de forma mais lenta, ele utiliza o combustível aeróbio.
Limiar vem da palavra limite, e nesse caso a palavra limiar anaeróbio representa exatamente isso, é o limite máximo onde o nosso corpo deixa de utilizar predominantemente o “combustível” aeróbio e passa a utilizar predominantemente o anaeróbio, que não por coincidência é exatamente quando a gente começa a fazer alguma atividade intensa ou a correr de forma muito rápida. Geralmente é nessa fase da corrida que percebemos a respiração ofegante, sentimos a perna queimar, e algumas vezes até não obedecer a nossos comandos.
Nas corridas de longas distancia corremos a maior parte do percurso no limiar ou bem próximo do limiar anaeróbio, pois se ultrapassar esse limiar a probabilidade de não suportar o ritmo de corrida e “quebrar” é muito grande. Dessa forma entendemos que a maneira de melhorar a nossa corrida, é elevar esse limiar anaeróbio. Elevando o limiar, o ritmo de corrida também será melhor consequentemente então, o tempo da corrida também melhorará.
Por isso que com certa frequência, enxergamos nas planilhas, treinos com cargas acima do limiar, geralmente são os treinos mais cansativos e doloridos, mas essa é a única maneira de se conseguir elevar o tal limiar, o objetivo desse treino pode ter certeza, é fazer com que você corra melhor e suporte um ritmo mais forte do que aquele que você esta acostumado a correr, mas fique calmo esses treinos sempre são intercalados com treinos no limiar, ou seja, treinos mais tranquilos.
Da próxima vez que ver um treino desses na sua planilha, não fique bravo com seu tecnico, ele só fez isso para você correr melhor, "é ruim mas é bom".....!!!

Até a próxima abç.  ALEX FAUSTINO