![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZAIXVtFbutdlrmaKOiG4J6cKI1VsJfXutCcmu6kiU50g-3vTWW0lXBfBch-dKFyMuDXXVtgvUW9wEpnzsDhh7AFgzkpGF9y3kUBAWdq-fU8PjkmmrrAdmzXIacDifZmgYBuVmwK1R2Q4/s1600/anfersen.jpg)
Com o aumento dos praticantes de corrida no Brasil, é comum encontrar pessoas correndo pelas ruas. Uns correm bonito bem coordenado enquanto outros parecem fazer muita força, braços em um ritmo perna em outro, ombros muito contraídos, enfim uma total desarmonia.
Para corrigir tudo isso e melhorar a postura, existem os educativos de corrida que nada mais são do que exercícios, que têm o objetivo de educar a corrida, corrigindo possíveis erros de postura melhorando o gesto motor da corrida, otimizando assim o gasto energético do corredor. O posicionamento dos braços, mãos, pernas, pés, tronco e até mesmo as passadas podem influenciar para melhor ou pior o rendimento do atleta.
Outro beneficio dos educativos de corrida, é a prevenção de lesões, pois com uma melhor postura durante a corrida, o risco de sofrer alguma lesão durante a atividade é minimizado.
Esses exercícios de coordenação geralmente são realizados no inicio da sessão de treinamento e devem ser incorporados como pratica diária nos treinos dos corredores. Mas fique tranqüilo, ele não toma muito tempo do já longo treino de corrida, em no máximo 15 minutos eles são facilmente executados.
Veja alguns exemplos de educativos e seus objetivos:
_ dribling: maior ênfase na movimentação de tornozelos;
_ skipping baixo e alto: corrigir elevação de joelho durante a passada;
_ anfersen: ajuda na elevação do calcanhar;
_ hopserlauf: melhora a flutuação na corrida;
_ kick out: aumenta a amplitude da passada;
_ afundo pliomentrico: melhora a movimentação dos braços.
Todos esses educativos podem ser realizados em 2 a 3 series de 20 a 30 metros, com certeza ajudará muito no resultado final da corrida.
Bons treinos, ALEX FAUSTINO