![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgX7rTinevWyly7gWI0gaKcRUkpf7Bs6HTl67_-qHknsgY5Gir1R6m1iYstRJtQ8s2IPHvLK7yptLPu42mh8PMmLw6iy6pRvVGhkHkeDvpJ-7QGjq-HdPqFRMpg0qL0DnwjD36JGI8vf5SR/s200/cansadaaa.jpg)
Quem já não sentiu dor depois de fazer exercícios, principalmente quando se inicia uma atividade física? Essa dor é inevitável tanto para iniciantes como para atletas, mas o importante é saber até que ponto ela é considerada normal.
Quando estamos há muito tempo sem praticar exercícios, qualquer atividade pode causar dores musculares no dia seguinte, podendo se prolongar por até dois dias.
Isto ocorre porque no sistema muscular, ocorrem microrrupturas nos grupos musculares solicitados durante o exercício, gerando no organismo um processo de defesa que leva a um processo inflamatório. Mas muita calma nessa hora, isso é normal, significa que você esta vivo!
Se você fizer o mesmo treino por um determinado período (+/- de 2 a 3 semanas) o seu organismo se adapta a intensidade do exercício feito e esta dor desaparece aos poucos. Mas sempre que você fizer exercícios físicos diferentes ou aumentar a intensidade dos mesmos esta dor aparece novamente.
Lembre-se se você treinou e sentiu dor no dia seguinte, procure treinar outros grupos musculares ou fazer atividades com menor intensidade para não piorar a situação. Por isso é muito importante fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios e conhecer exatamente o seu nível de condicionamento, trabalhando de forma adequada com a intensidade certa que possa lhe proporcionar melhora no rendimento sem causar lesões, respeitando o seu limite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário