quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os negros são mais rápidos por causa das brancas?



Realmente, os negros correm mais por causa das brancas. Das fibras brancas.
As fibras musculares são divididas em: tipo I (vermelha) e tipo II (branca)
As fibras vermelhas são propícias para esforços de longa duração e baixa intensidade (provas de fundo e maratona)
Já as fibras brancas são adequadas para esforços de curta duração e alta intensidade (provas de 100 m e 200 m).
Seria este o fator que leva ao pódio sempre um percentual muito maior de negros.
Alguns estudos afirmam que os negros possuem maior quantidade de fibras do tipo II, ou seja, fibras brancas. O que lhes garantem potência em provas de curta duração.
Mas nem todos concordam com esta afirmação: outras escolas de cientistas alegam que além do percentual de fibra do tipo I (vermelha) ser predominante nos negros, o que deve ser considerado também é que além do predomínio de fibras, seja qual for a cor do atleta, o que conta também é o estilo de vida, estilo de treinamento escolhido e alimentação, desde a infância.
Segundo o Dr. José Maria Santarem Sobrinho, se pegarmos dois indivíduos e os submetermos ao mesmo programa de treinamento, aquele possuidor de um genótipo mais favorável poderá mostrar um potencial de melhora que poderia chegar a ser de até 10 vezes superior em relação ao atleta que não possui bagagem genética.
Portanto, antes de selecionar o método de treinamento ou o equipamento a ser utilizado deve-se, antes de mais nada, observar a raça e a herança genética do atleta, que aparentemente sugere ser mais favorável aos negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário