domingo, 20 de dezembro de 2009

CORRIDA OU MUSCULAÇÃO?


É comum eu ouvir essa pergunta.

Sempre respondo que o ideal é um misto das duas atividades.
Para uma explicação bem simplificada, podemos dizer que os benefícios da corrida incluem melhora do sistema cardiorrespiratório, circulatório, perda de gordura corporal entre outros, enquanto que na musculação ocorrerá fortalecimento da musculatura em geral, melhora postural, manutenção de massa muscular e também perda de gordura corporal.
Lógico que dependendo do seu gosto, você irá priorizar uma ou outra, e isso é normal e até válido. Se você é adepto de corrida, deve ter a consciência que a musculação será importante para na prevenção de lesões e até mesmo na melhora de seu desempenho, pois para se correr bem é necessário certo nível de força. Com o objetivo de perder peso, a corrida (do tipo aeróbio, que estamos focando), é uma alternativa interessante, pois usa como principal substrato energético, durante a atividade, as gorduras.
Já você que curte musculação; a corrida ou até mesmo uma caminhada vai ser importante no ganho de massa muscular, pois com a melhora do sistema circulatório e respiratório os nutrientes necessários para que o músculo cresça chegarão de forma mais eficiente (isso sem contar os benefícios como: aumento do HDL, prevenção de diabetes tipo 2, controle de pressão arterial etc.). Agora se o objetivo é perder peso, a musculação também é uma alternativa interessante, pois nela ocorre um fenômeno chamado “after burning”, onde a queima de calorias continua acontecendo por um período após o fim da atividade física.
É tudo isso que faz a gente concluir que a atividade física ideal tem de um misto de corrida e musculação, visando sempre o seu bem estar físico e uma melhor qualidade de vida.

Um comentário: