domingo, 2 de janeiro de 2011

NEGROS NA NATAÇÃO.


Respondendo a uma pergunta do meu amigo Mauricio (o mais novo destaque da liga universitária de futebol da Colômbia), que lendo aqui neste blog o fato de negros possuírem maior quantidade de fibras brancas e ser esse um dos motivos de se sobressaírem no atletismo, ele quis saber o fato de não existir tantos negros na natação.

A não existência de muitos negros na natação pode ser dividida em dois aspectos: aspectos fisiológicos e aspectos socioeconômicos. Pelo lado fisiológico podemos citar dentre vários, aspectos como, os negros possuírem ossos e músculos mais densos, menor quantidade de gordura corporal, a relação entre tronco e membros inferiores, todos aspectos que podem prejudicar na flutuabilidade, e deixá-lo numa situação de desvantagem em uma prova, mas nada que com treinamento adequado não possa ser superado. Veja exemplos como Anthony Nesty do Suriname, ouro na Olimpíada de Seul, Edvaldo Valério Silva, primeiro nadador negro do Brasil que conseguiu subir em um pódio numa Olimpíada. Mas o principal e decisivo aspecto é o socioeconômico, o acesso a clubes, piscinas, escolas de natação com orientação especializada é mais difícil à população pobre, e é nessa população que se encontra a maioria da população negra (infelizmente, mas isso é um assunto polemico que já atinge outra esfera), com isso o numero de negros que praticam o esporte natação em nível competitivo de alto rendimento se torna pouco, sendo pouco também o numero de nadadores negros no alto nível. Esse fenômeno também pode ser observado em outros esporte como Formula 1, Tênis, Iatismo e outros.

Um comentário:

  1. Da hora essa matéria man .. ja tinha ouvido isso num workshop a alguns anos atras mas não lembrava da riqueza dos detalhes .. parabens pelo blog ta show !

    ResponderExcluir